Máquina de Rube Goldberg
O assunto deste texto é tão amplo que terei que fazer muitos outros para abordar todos os aspectos que achei importantes dele. Hoje vou contar um pouquinho sobre essa brincadeira que me fascina desde criança, e que tive a oportunidade de construir mais tarde, a Máquina de Rube Goldberg.
Construir uma máquina dessas é uma atividade bastante divertida, mas que exige paciência, criatividade e lógica. No Fab Lab Livre SP, pude elaborar uma versão junto com minha amiga Ana Zanchetta. Construímos plataformas e peças usando corte a laser e impressão 3D, também adicionamos sensores, LEDs e botões controlados por Arduino, mas sobre ela, falarei mais em outra oportunidade, então não perca as próximas publicações hehe!
O que é?
A máquina de Rube Goldberg é na verdade uma brincadeira que combina uma infinidade de objetos do cotidiano (ou não) a fim de produzir uma reação em cadeia com uma boa definição de começo, meio e fim.
O objetivo dessa brincadeira, geralmente é executar uma tarefa simples, o que a torna tão interessante é a elaboração do caminho até chegar à conclusão. Exemplos de objetivos:
- Ligar um interruptor
- Abrir um bilhete
- Transportar um objeto
- Acionar uma armadilha
- Acionar um dispositivo sonoro
- Hastear uma bandeirinha
- Entre outros.
Criatividade e lógica
Por trás dessa brincadeira, temos um grande estímulo ao raciocínio lógico e à criatividade. Imagine montar um quebra-cabeça que não tem uma figura definida, você é quem decide o que ele será. Bem… Montar uma máquina de Rube é bem parecido. Podemos usar bolinhas, livros, baldes, canetas, cordões e o que mais atender às nossas ideias.
Por que esse nome?
Essa brincadeira foi popularizada a partir da inspiração de cartoons (charges ou tirinhas de publicações edituoriais) de Rube Goldberg. Ele foi um engenheiro que mais tarde se tornou cartunista, onde conquistou seu espaço como referência na área, inclusive foi agraciado com vários prêmios como o Pulitzer.
Rube criava desenhos de máquinas improvisadas com engrenagens e outros objetos do cotidiano e até animais e pessoas. Apesar de seus desenhos serem bastante fantasiosos, muitas pessoas reproduziram a essência de suas ideias na prática. Uma curiosidade interessante é que ele mesmo jamais construiu uma maquina baseada em seus desenhos.
Minhas referências
Como não poderia faltar, eu separei algumas referencias que me marcaram desde a infância, sem que eu soubesse que se tratava de uma Máquina de Rube. Depois disso, acho que você vai ter uma ideia da minha irade hahaha.
Rá-tim-bum
Eu era muito novinho nessa época e ficava vidrado com essa abertura genial. Até hoje me impressiono com esse clássico.
Tom e Jerry
Dessa vez a engenhoca criada por Tom, não deu certo, mas talvez seja o mais fiel exemplo baseado nos cartoons de Rube.
Viva Pitágoras
Essa série foi veiculada por pouco tempo na TV Cultura, mas inspirou muitas crianças e adolescentes dos anos 2000 a tentar fazer algo parecido. Lembra?
Há diversos outros exemplos legais que podem ser encontrados por aí, mas você deve ter ficado com a curiosidade sobre a versão que criamos no Fab Lab, certo? Prometo que não demoro para falar dela com mais detalhes :)